Muitas vezes, infelizmente, a igreja esta igual/pior que o mundo. A casa do Pai não esta (e nunca esteve ou estará) livre das malicias mundanas impostas pelo inimigo. Isso se deve ao fato de que a igreja eh feita de homens, significado de pecados e falhas. Mas isso não significa que esse quadro possa ser evitado.
Essa semana, eu, Thayna e alguns outros amigos nossos fomos chamado a uma reunião a qual o assunto era sobre esse tipo de doença. Fomos chamados para por em “pratos limpos” um situação que afetou uma irmã nossa em Cristo e que, a maioria dos convocados (eu, por exemplo) não sabíamos que tal situação machucara tanto. Na verdade nem lembrávamos mais do ocorrido. A irmã já tinha nos perdoado, mas expondo o fato ao líder da União de Adolescente, ele resolveu abrir nossos olhos quanto ao que falamos, principalmente em torno da vida, decisão ou atitude alheia.
Nesse caso, o q ocorreu foi apenas uma exposição de opiniões da nossa parte, mas o q chegou aos ouvidos da irmã, a magoou. E muitas vezes o problema esta nesse “chegar aos ouvidos”. Infelizmente, dentro das igrejas existe sempre aquele telefone-sem-fio sobre todo e qualquer assunto. E tds nos conhecemos o final dessa brincadeira: A ultima pessoa nunca fala a frase original. Esta sempre faltando ou sobrando alguma coisa: Uma palavra, uma virgula...
Quem conta um conto aumenta um ponto, diz o ditado. Mas o criador do mesmo estava sendo gentil e precisava de algo q rimasse com “conto”, pois o ditado deveria dizer “Quem conta um conto, muda-o por completo.”. Mesmo sendo isso, uma tendência natural nossa, coisa q fazemos sem perceber, eh preciso ter cuidado. Ate pq, devemos falar ao nosso irmão, somente aquilo que possa edificá-lo. Se eu sei que aquilo q eu tenho pra falar vai criar uma contenda, um escândalo ou algo do tipo, pra que falar? Ainda mais se vc ouviu de alguém q escutou de outra pessoa que viu Fulaninho falar. A essa altura, a historia com certeza já esta retorcida. Segundo que muitas vezes, o que pra vc não tem importância, pra outra pessoa tem um valor enorme, q pode tanto edificar de modo tremendo como tmb pode amargurar com a msm intensidade.
Fofoca existe em todo lugar e eh arma de destruição do inimigo. Eh impossível a tirarmos por completo do nosso cotidiano, mas eh possível amenizar as coisas tomando certos cuidados sobre o que falar, com quem falar e como falar. Se msm assim nossas palavras distanciarem nosso irmão, magoá-lo ou algo do tipo, nós, como servos de Deus, temos que deixar nosso orgulho de lado e pedir perdão. Mas um perdão sincero. Porque o corpo pode já estar doente, mas o sistema imunológico (Espírito Santo) pode combater essa enfermidade e restaurar o corpo.
Falou td! não tenho nem o que comentar...
ResponderExcluirNossa, falou muito bem! :D
ResponderExcluir